segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Os atentados de 7 de julho de 2005 (por Igor Amorim)

Na manhã de quinta-feira, dia 7 de julho de 2005, a cidade de Londres (Inglaterra) foi vítima de uma série de explosões de quatro bombas que atingiram o sistema de transporte público da cidade durante a hora do rush. Três trens do London Underground (metrô de Londres) foram atingidos no centro da cidade dentro de meia hora e um ônibus (autocarro) de dois andares da London Bus foi atingido 30 minutos depois. As primeiras reportagens sobre o ocorrido relataram 37 mortes e este número cresceu para pelo menos 50 em 8 de julho.
Os incidentes levaram ao completo fechamento da rede do London Underground e também o de muitas ruas próximas às estações afetadas. Os serviços de trem para estações londrinas foram cancelados durante a maior parte do dia e a rede de ônibus da cidade foi paralisada na zona central.
O Comissário do Metropolitan Police Service, a polícia londrina, disse que as explosões eram provavelmente resultado de um "grande ataque terrorista" mas não especulou sobre o possível grupo envolvido por trás dos ataques. O bombardeio veio enquanto o Reino Unido era o anfitrião do primeiro dia completo do 31º encontro do G8 no Gleneagles Hotel em Perthsire e um dia após Londres ter sido escolhida como a cidade onde as Olimpíadas de 2012 ocorrerão.
Este incidente foi o mais mortal ato de terrorismo no Reino Unido desde o Atentado de Lockerbie em 1988, onde 270 pessoas morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário